segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A históra da guitarra parte 2 (a industrialização)




Bom,logo após Les ter criado a primeira guitarra elétrica a fabricante de instrumentos musicais Gibson se ofereceu para construir "o mais novo instrumento" mas ainda não era assinado pelo guitarrista.Isso se deu por volta dos anos 30/40 e nessa época até os anos 50 só existiam guitarras acústicas e semi-acústicas.
No começo da década de 50 a maior concorrente da Gibson nos Estados unidos a fender criou a primeira guitarra de corpo sólido a Telecaster. Nesta mesma década a Gibson finalmente começou a fabricas guitarras assinadas pelo Les em 1954 nascia a Gibson Lespaul! Em contra partida nesta mesma época o engenheiro e fundador da Fender Leo Fender criou um outro ícone na história da guitarra a Fender Stratocaster.
Depois disso a Gibson e a Fender criaram vários modelos de guitarras a partir desses modelos tais como : SG,X-plorer,fliying V (Gibson)Broadcaster,jaguar,jazzmaster (Fender).
Mas a história da industrialização da guitarra não fica só na américa podemos citar várias outras marcas européias, asiáticas e até Brasileira como Rikenbecker,Burns (européias)Ibanez,Michael , Epiphone (asiáticas) e a Brasileira Gianinni.
mas é claro que não são só essas marcas e cada marca tem uma história tão fascinante que provavelmente renderá outros posts.
Isso tudo que eu contei ainda é uma pequena parte da fabuloza história da guitarra que é claro que não foi feita apenas de fabricantes de instrumentos mas também por músicos que revolucionaram a guitarra na forma de tocar e a própria guitarra.
Mas isso tudo falarei no próximo post A história da guitarra parte 3 (as revoluções)




Abraço


By:Luís Gustavo

Mantenha-se In Foco!!!

0 comentários:

Postar um comentário